Podiatria

Avaliação, diagnóstico de enfermagem e desenvolvimento de um Plano de Cuidados de Enfermagem relacionado aos pés e unhas de pessoas portadoras de Diabetes Melito, visando a prevenção de complicações oriundas da doença e a realização de tratamento de feridas e outros agravos.

Cuidado Descrição
Medidas de prevenção para o pé diabético
Consulta de Enfermagem  Anamnese e exame físico para identificação das necessidades de cuidados de enfermagem, com o objetivo de mapear problemas que subsidiarão o diagnóstico e o planejamento das ações aos portadores de diabetes. Enfatiza o controle glicêmico, a avaliação dos membros inferiores em relação à perfusão periférica com o uso do doppler, à alteração da sensibilidade com uso do diapasão 128Hz e monofilamento 10g e à presença de micoses, fissuras, calos, calosidades e lesões. Orienta para o autocuidado com intervenções específicas para o tratamento e a prevenção de complicações relacionadas à doença.
Complicação vascular Avaliação dos membros inferiores para identificar os indícios de risco que possa comprometer a sua habilidade funcional, por meio de exame físico, uso de doppler, monofilamento e diapasão. Realização de um plano de cuidados com ênfase em medidas preventivas para complicações vasculares relacionadas ao diabetes mellitus, enfatizando o autocuidado.
Complicação no pé diabético Acompanhamento, após consulta de enfermagem, visando verificar se as orientações estão sendo aplicadas, esclarecer dúvidas e avaliar a necessidade do desenvolvimento de novas estratégias direcionadas à prevenção de complicações oriundas da diabetes mellitus. Realização de plano de cuidados com medidas preventivas de complicação no pé diabético.
Cuidado Descrição
Cuidados com o pé diabético
Fissura plantar Avaliação das condições do pé para identificar suas características e presença de complicações, seguida de desbridamento mecânico e hidratação. Previsão e prescrição de outras terapias de enfermagem,se indicado. Orientação para o autocuidado e prevenção de complicações.
Feridas Avaliação global das condições do cliente e específica da pele no local, visando a identificação das suas características e as melhores estratégicas de intervenção de enfermagem, limpeza e tratamento da ferida com a terapia tópica e adjuvante indicada. O processo alinha-se às diretrizes indicadas pelo médico assistente e inclui análise de perfusão periférica, orientações para o autocuidado e medidas que promovam a integridade cutânea e o conforto.
Cuidados com as unhas
Granulomas  Remoção e hemostasia do granuloma piogênico e aplicação de curativo antimicrobiano. Pela sua ação anti-inflamatória, a terapia fotodinâmica pode ser indicada para acelerar a cicatrização.
Onicomicose  Avaliação das características das unhas e observação da presença de outros agravos associados, seguidas de higiene das unhas, abrasão manual com uso de micromotor e hidratação. Inclui o uso de óleos essenciais e aplicação de laserterapia pontual de baixa frequência e orientação quanto à biomecânica, com avaliação de calçados e reforço para o autocuidado.
Laserterapia
Infecção de pele e unhas Aplicação de laserterapia pontual de baixa frequência associada ao azul de metileno (PDT com azul de metileno) que, combinados, promovem ação antifúngica.
Feridas em pé diabético Aplicação de laserterapia pontual de baixa frequência associada ao azul de metileno (PDT com azul de metileno), que produzem ação anti-inflamatória, auxiliando na cicatrização.
 Terapia ILIB (Laser Irradiation of Blood) Aplicação da laserterapia com a finalidade de melhorar a circulação sanguínea, linfática e a resposta imunológica, proporcionando sensação de bem-estar e relaxamento.