A Clínica do Enfermeiro irá lançar seu 1º Edital de Credenciamento
Vamos ampliar o número de enfermeiros habilitados para a prestação de cuidados especializados, de forma autônoma e liberal. Seguindo a sua habilitação técnica, a legislação pertinente à área da saúde, as resoluções e indicações do Conselho Federal de Enfermagem e as políticas, protocolos, procedimentos, normas internas e rotinas que direcionam os cuidados prestados por esta Clínica.
As inscrições poderão ser realizadas eletronicamente, aqui no site, a partir do dia 17/03/2022.
Serão cerca de 100 vagas distribuídas em especialidades aplicadas à enfermagem.
Os profissionais inscritos, dentro dos critérios estabelecidos, serão selecionados por um Núcleo Avaliador formado por 06 profissionais de enfermagem de diferentes especialidades e com diferentes titularidades de formação acadêmica.
Instalações e Modalidades de Cuidados da Clínica do Enfermeiro
A Clínica do Enfermeiro é um estabelecimento assistencial de saúde constituído por um conjunto de ambientes destinados ao atendimento de enfermagem a pessoas em regime ambulatorial e em domicilio cujo processo do cuidado, além de incluir os procedimentos comuns a alguns profissionais da saúde, enfoca a consulta de enfermagem e outras atividades privativas do enfermeiro, para atendimento exclusivo da própria clientela. Conheça nossa nossas modalidades de cuidados e a nossa estrutura física.
Nova modalidade de serviço de saúde chega à Salvador
A Clínica do Enfermeiro é a primeira a oferecer todas as linhas de cuidado de enfermagem, desenvolvidos exclusivamente por enfermeiros.
O segmento da saúde passa por um período de mudança no perfil da população, o que os especialistas chamam de transição epidemiológica. Dentre as causas dessa transformação estão uma maior longevidade, estresse e próprio estilo de vida atual, que muitas vezes leva ao aumento da prevalência de doenças crônicas como as cardiovasculares, respiratórias, hipertensão, câncer, diabetes, demências, entre outras.
Esse cenário requer também mudanças na forma como o serviço de saúde é oferecido, ou seja, requer novas modalidades de serviços de saúde, mais alinhadas as necessidades desses “novos” clientes, com grande ênfase no bem-estar.
Considerando-se que o enfermeiro possui no seu DNA o cuidado e servir, essa característica marcante norteia também a sua conduta profissional. Assim, é relativamente lógico surgir no mercado da saúde entre as novas modalidades de serviço, uma Clínica vocacionada para cuidar de pessoas na própria Clínica ou no seu domicílio, alinhando o conhecimento técnico da sua formação universitária com a sensibilidade oriunda do se DNA profissional.
A Clínica atua com seis linhas de cuidado: estomaterapia, podiatria, cuidado materno-infantil, cuidados gerais e paliativos, segurança do paciente em domicílio e práticas integrativas. São mais de 140 procedimentos tais como administração de medicamentos, infusão de soros, curativos, sondagens, banho no leito, primeiro furo de orelha, cuidados na amamentação e com o bebê. Também serão realizados procedimentos mais complexos, a exemplo de hidratação por meio de hipodermóclise, passagem de cateter central (PICC), sob prescrição médica.
O empreendimento incorpora programas específicos como o Meu Enfermeiro, onde uma pessoa acamada é acompanhada por um enfermeiro e recebe sessões semanais de cuidados de enfermagem, segundo a necessidade identificada no Plano de Cuidados.
O empreendimento incorpora também tecnologia avançada em procedimentos de enfermagem como aplicação de laserterapia em tratamento de lesões em pele, fissuras mamárias, lesões fúngicas, radiodermites e Laser Irradiation of Blood (ILIB), colocação de brincos com técnica body piercing e uso de doppler em membros inferiores para avaliação da perfusão periférica em pé diabético.
Clínica do Enfermeiro disponibiliza livro de organização de serviços para profissionais de saúde em tempos de pandemia
O livro Organização de Serviços Ad Hoc é fruto de um “case” de sucesso, finalista do Prêmio Estadual Boas Práticas no Serviço Público em 2012. Trata da descrição de um modelo padrão de organização de serviços Ad Hoc ou temporários, ou seja, serviços que são oferecidos somente quando existe uma necessidade específica e não rotineiramente, como em cenários de calamidades, catástrofes e outros eventos de risco, a exemplo das pandemias de Influenza e o atual COVID-19.
Foi desenvolvido, testado e validado no Hospital Especializado Octávio Mangabeira ( HEOM) durante a pandemia de influenza ( H1N1) em 2009 para fazer frente às necessidades que emergem nesses cenários de incertezas assistenciais:
• Inovação: incluir, no cotidiano do Hospital, tecnologias gerenciais e assistenciais mais flexíveis e, portanto, adaptáveis ao clima de incerteza, fruto do surgimento das doenças emergentes e reemergentes.
• Organização: estabelecer as relações formais entre pessoas, entre pessoas e os recursos e definir as relações e as interações entre pessoas e grupos, para fornecer-lhes os recursos e meios.
• Ampliação do conhecimento: introduzir, no Hospital, instrumentos, ferramentas e técnicas que facilitem o desenvolvimento de atividades não rotineiras de forma harmônica, disciplinada, profissional e, sobretudo, sem impacto direto na oferta e manutenção dos serviços prestados cotidianamente.
• Segurança: evidenciar, para os trabalhadores do Hospital, as medidas necessárias para que os processos de trabalho se desenvolvam em um ambiente tecnicamente seguro.
Para adquirir o livro completo gratuitamente, basta se inscrever em nossa Newsletter.
[gravityform id=”1″ title=”true” description=”true”]