A Política da Qualidade e Segurança, na prática, é uma declaração do compromisso da CLÍNICA com a qualidade nas perspectivas da operação dos serviços, processos de trabalho, na segurança e no meio ambiente em que opera.
• Titulação, conhecimento, habilidades, sistemas operacionais e recursos físicos, requeridos para prestar cuidados de enfermagem.
• Honestidade e respeito aos clientes.
• Cuidado com a ambiência do Serviço e com os instrumentos que auxiliam o processo assistencial.
• Planejamento dos detalhes, monitoramento, controle e avaliação das realizações.
• Informação aos clientes sobre os seus direitos e deveres, as normas de funcionamento do serviço, viabilizando instrumento para que, caso desejem, possam emitir sugestões e críticas.
• A Clínica possui um Núcleo de Segurança do Paciente e de Controle de Infecções.
• Os clientes recebem orientações verbais padronizadas, expressas numa linguagem clara, objetiva e precisa, para possibilitar o entendimento.
• Os profissionais identificam-se antes da prestação dos serviços.
• As regras de cortesia e trato com o cliente são seguidas.
• O atendimento aos clientes é realizado de modo ágil.
• No processo de cuidado, o cliente tem a sua disposição um enfermeiro, que respeita o código de ética profissional.
• Os atendimentos são registrados, de forma organizada, em prontuário eletrônico.
• Durante o tratamento, o cliente é orientado sobre a evolução dos cuidados de enfermagem e, se necessário, sobre as próximas intervenções a serem realizadas.
• As regras de saúde e segurança do Serviço são estabelecidas, e caracterizadas as formas de tratamento de situações de emergência típicas.
• O Serviço aplica medidas para a prevenção de acidentes, sinistros, violência e riscos para a clientela e circundantes.
• O Serviço possui um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
• Os profissionais que nele atuam são capacitados e monitorados no que se refere à aplicação das medidas de biossegurança e às precauções de isolamento a eles aplicáveis.
• Os clientes são orientados para as medidas de biossegurança e as precauções de isolamento a eles aplicáveis.
• Os artigos médico-hospitalares utilizados nos processos assistenciais são limpos, desinfetados ou esterilizados de acordo com os procedimentos padronizados, tendo por base a legislação vigente.
• Os processos de trabalho seguem as normas técnicas específicas e a legislação vigente.
• Os documentos solicitados pelo cliente ou seu representante legal, a exemplo de relatórios técnicos e outros de caráter oficial, são considerados sigilosos, e a sua liberação se dará mediante solicitação formal.
• O processo de aquisição de produtos ou compra de serviço segue a Legislação Federal e Estadual vigente.
• Os aspectos e impactos ambientais do serviço são identificados e avaliados de modo a ratificar os controles operacionais existentes, ou criar novos caso ainda não existam.
• Os espaços físicos são devidamente identificados, sempre conservados, higienizados e organizados.
• Os ambientes de recepção e atendimento aos clientes são acolhedores, limpos e providos de informações técnicas e administrativas atualizadas.
• O atendimento ambulatorial ocorre em espaços assistenciais que possibilitam a realização da consulta de enfermagem, seguida do desenvolvimento de procedimentos, em ambiente que apresente boas condições para que o cliente seja devidamente examinado: boa iluminação, boa ventilação (natural ou artificial) e privacidade necessária para o processo.