Modalidades de Atendimento

Para fins de esclarecimento, o design do sistema de cuidados considera como elementos componentes as competências e habilidades do enfermeiro, o reconhecimento de capacidade técnica outorgado pelo Conselho Federal de Enfermagem (COREN), a legislação sanitária aplicada a área de saúde, as condições de segurança ambiental e de infraestrutura oferecida pela Clínica.

Esses componentes se conectam para disponibilizar cuidados de diferentes formas ou modalidades. Na prática colocamos um “pacote” de procedimentos à disposição do enfermeiro, para que ele possa escolher e executar a partir de uma lógica assistencial, segundo o desejo e necessidade do cliente, a saber:

Cuidados Contínuos em Domicílio. Programa Meu Enfermeiro:
são cuidados individualizados e direcionado a pessoas acamadas, temporariamente, em cuidados paliativos ou idosos acometidos pelas fragilidades e doenças do envelhecimento.


O cuidado é iniciado com uma Consulta de Enfermagem, que contempla uma avaliação das condições do cliente, do ambiente no qual será desenvolvido o cuidado, da rede de apoio (cuidador ou cuidador técnico) e do perfil familiar. O serviço é atrelado a um Diagnóstico de Enfermagem, a um Plano de Cuidado, que se desenvolve sustentado em premissas assistenciais, princípios científicos e uso de ferramentas (prontuário eletrônico, diagramas, mapas, etc) e instrumentos (relatórios).


Visa identificar, precocemente, situações de risco clínico, proporcionar o alívio do sofrimento, o manejo dor e de outros sinais e sintomas, realizando intervenções, alinhadas ao médico assistente, para evitar o comprometimento da qualidade de vida ou internações. São sessões de cuidados na frequência semanal necessária ou definida pelo cliente ou responsável: cuidados higiênicos (banho no leito com avaliação de pele), medidas de prevenção de lesões, tratamento de feridas, monitoramento e avaliação de sinais vitais, eliminações, funcionamento e prevenção de complicações em estomias (citostomia, colostomia, gastrostomia, etc), avaliação de saturação de oxigênio, ausculta pulmonar, administração de soluções, de medicamentos, coleta de material para exame, vigilância de sinais e sintomas, entre outros.

Cuidados de Curta Duração ou Ad Hoc: são cuidados individualizados desenvolvidos em determinado tratamento ou um conjunto de cuidados a serem desenvolvidos no enfrentamento de uma situação crítica momentânea ou em final de vida.

A prestação dos serviços requer as mesmas condições e requisitos previstos nos Cuidados Contínuos, mas, alguns serviços podem ser desenvolvidos na Clínica. Quando o cliente é uma pessoa idosa aplica-se, em ambas as modalidades de cuidado, uma avaliação funcional sobre a sua capacidade em realizar as atividades básicas da vida diária (A.V.D) e as atividades instrumentais da vida diária LAWTON (A. I. V. D.), visto que um dos focos do serviço de enfermagem é o autocuidado.

As regras de saúde e segurança do Serviço são estabelecidas, e caracterizadas as formas de tratamento de situações de emergência típicas.

Cuidados pontuais: refere-se a um “pacote” de aproximadamente 150 possibilidades de realização de procedimentos ou ação de educação. A grande maioria dos procedimentos podem ser desenvolvidos em domicílio ou na clínica. Exemplo: Furo de Orelha com Técnica Humanizada body piercing, retirada de pontos, cuidados com estomias etc. No sistema de cuidado denominamos Serviços:


• Controle de controle de qualidade: qualquer tipo de atividade desenvolvidos para a o controle de qualidade do sistema de cuidados, que não possa ser caracterizada como um procedimento técnico-assistencial. Exemplo: Monitoramento do cuidado, Avaliação de resultados do cuidado, processo de
gestão do cuidado.


• Infraestrutura: atividades que fornecem elementos estruturais ou de suporte tecnológico ou ambiental para o desenvolvimento do cuidado. Exemplo: taxa de sala de procedimentos, aluguel de equipamentos, entre
outros.


• Ensino de técnicas: ações direcionadas para estimular o autocuidado, caracterizada por orientações, ensino ou treinamento do cliente e/ou sua Rede de Apoio, com a finalidade de desenvolver determinada técnica.